quinta-feira, 19 de março de 2009

E o cinema de Formosa? Onde estão os grandes filmes?

Nossa, nem acredito. Já vai fazer um mês que o Oscar passou, fizeram o maior hippe com os filmes indicados e... só foi exibido aqui em Formosa o Cavaleiro das Trevas. Pergunto: até quando vamos ter que aguardar pela boa vontade do cinema local em exibir os indicados Quem Quer Ser Milionário?, O Curioso Caso de Benjamin Button, Milk, O Lutador, O Leitor ou Dúvida?
Todo mundo cria muitas expectativas nesses filmes, mesmo que não sejam lá tudo isso. Porém, não dá para entender por que raios um filme tão bossal quanto Se Eu Fosse Você 2 fica em cartaz quase 3 semanas. Quando o Cine Premier retornou a Formosa sabia que os filmes não seriam exibidos na suas datas de estréia. Sei que quase todos vêm reciclados de Brasília, mas ainda assim fiquei muito contente porque assistir um longa metragem numa sala de cinema é outra coisa. Mesmo que o som não seja surround ou a imagem acabe pipocada pelo desgaste da fita. Só não entendo por que exibir filmes dublados (nossa, assisti Crepúsculo assim)e ainda por cima esquecer de longas tão importantes.

Ainda espero pelo dia em que Formosa ainda terá filmes exibidos nas datas de circuito nacional e com duas salas, para que o público tenha escolha.

3 comentários:

  1. Realmente é vergonhoso esse cinema de Formosa! Não acredito que seja tão difícil trazer novos filmes para os apaixonados por cinema, e trazer filmes de qualidade que fiquem em cartaz apenas uns dois finais de semana, afinal ninguém merece ir ao cinema três finais de semana seguidos e está o mesmo filme em cartaz. Pois fico revoltada quando sai um lançamento e vou ao cinema e o filme é DUBLADO! Prefiro os filmes legendados por transmitirem melhor a emoção colocada pelo ator no personagem. Quero ouvir a voz dos atores, conhecê-las como são de verdade. Além disso, grande parte da emoção colocada pelo ator está na voz. Por mais bem feita que seja a dublagem, nunca será possível reproduzir exatamente o sentimento que o ator tanto trabalhou para passar.
    Uma pesquisa realizada pelas megaprodutoras de Hollywood e divulgada pelo jornal Folha de São Paulo, na edição de 05 de agosto de 2007, revelou que a maioria dos brasileiros prefere assistir filmes dublados, e por isso os produtores e as distribuidoras acabam faturando mais ao exibi-los nesta versão. Mas não devemos pensar só no dinheiro e o intelecto das pessoas, onde está? Em contrapartida li uma enquete feita pelo site HYPERLINK "http://www.itu.com.br/" www.itu.com.br , com a pergunta: Você prefere assistir filmes dublados ou legendados, uma diferença de 18% dividiu os votos, prevalecendo o segundo. Mesmo assim, cerca de 90% dos filmes exibidos nos cinemas da cidade de Itu são dublados, desagradando o público que aprecia filmes em seu idioma original. Com isso acredito que a melhor forma de agradar a todos ( Formosa em especial) seria passar filmes legendados e dublados uma vez que o público gosta dos dublados pela facilidade, pela falta de costume da leitura cotidiana ou até mesmo por preferência mesmo, enquanto outras preferem os legendados pois acreditam que enriquece seus conhecimentos e não perdem qualidade.
    Não se sabe ao certo quais as razões da preferência dos brasileiros por filmes dublados. Seja por questão cultural, de educação ou por comodismo, o fato é que as produtoras têm que se adaptar aos seus clientes de um modo democrático, para que nenhum dos dois lados saia prejudicado. Acredito que o que vem acontecendo é um incentivo para os brasileiros ignorarem de vez a pouca leitura que praticam.
    Quanto aos filmes que ganharam no Oscar e ainda não chegaram ao cinema de Formosa, estou ansiosa por assisti-los, mas espero que eles cheguem LEGENDADOS.

    Alex, isso mesmo temos que ser otimistas. Também espero o dia filmes exibidos nas datas de circuito nacional, com duas salas, LEGENDADOS e que eles não fiquem em cartaz até o próximo Oscar.

    ResponderExcluir
  2. Noossaa nemm faloo nadaa pq essa formosa não tem um cinemaa nem um shopiing que prestee...

    realmente esperoo que um diia essa formosa cresça e tenha coiisas que nos dáa orgulho de seer formosenceee.....

    ResponderExcluir
  3. blog muito bom pra ficar lendo!! :D
    Ainda da pra dar risadas de alguns comments antigos do tipo "dáa orgulho de seer formosenceee..... "
    "formosenceee"
    ">>>formosenceee<<<"
    "formosenCeee"
    "C"
    ...

    ResponderExcluir