segunda-feira, 5 de abril de 2010

Animals


E já que estamos falando sobre invasões de bois e cachorros, relembro aqui um dos melhores álbuns conceituais já lançado no mercado fonográfico, trata-se do disco Animals da banda britânica pink Floyd.

Muitíssimo apreciado no exterior e quase desconhecido aqui no Brasil, a não ser pelos fãs da banda, Animals foi lançado em 1977, após um dos melhores álbuns de todos os tempos, de acordo com a maior parte da crítica musical em todo o mundo, Dark Side of The Moon, e depois do álbum Wish You Where Here, que traz a homônima música tema, muito conhecida por aqui.
Animals faz grandes referências à obra A Revolução dos Bichos, de George Orwell. Numa clara alusão à luta de classes e conceitos como o de mais valia, o livro traduz de maneira metafórica as angústias dos trabalhadores explorados por seus patrões. Assim, na fazenda, os bichos se revoltam contra seus donos, como se estes tivessem consciência de classe e percebessem o quanto suas forças de trabalho são exploradas pelos donos dos bens de produção.

O Pink Floyd sempre foi uma bastante bastante experimental e muito politizada. Não à toa esse disco é poderoso em desafiar os paradigmas políticos e a organização do trabalho com suas letras muito bem trabalhadas. Os arranjos musicais despensam comentários, afinal é o Pink Floyd. Você vai delirar com os solos de guitarra em Dogs, ou perceber como o teclado tem nuances bastante inovadoras (para a época) em Pigs. Sons de cachorros e porcos são comuns nas músicas, mas sempre amalgamadas ao som da banda, nada dissonantes O experimentalismo Floydiano é tanto que as músicas são poucas, mas duas delas passam dos 10 minutos de duração.

Disponibilizo aqui um vídeo da música One of These Days( sim, garotos, a música é só instrumental, o que não quer dizer que seja ruim), que não pertence ao álbum, mas é uma das músicas mais psicodélicas da banda e são usados nos shows da turnê Pulse (na minha humilde opinião o melhor espetáculo de luzes, lasers e efeitos visuais num show já registrado), os porcos voadores que fizeram parte da turnê Animals estão lá.

Aconselho adquirir o álbum, ou ao menos baixar essa preciosidade. Ah, mas escutar Pink Floyd é como ouvir música clássica, concentração e ouvido preparado para o refinamento.

Boa música a todos.

2 comentários:

  1. Opa!

    Oi fessor :B

    Te falar, me ensina colocar esses gifs animados no blog e aonde achar? já procurei mas nunca encontrei e muito menos consegui colocar um...
    dá uma Olhadinha no meu blog ai -> http://mastershomelandreborn.blogspot.com/

    vlw fessor, vou colocar seu link na minha lista de blogs. até.

    ResponderExcluir
  2. Ohh.
    Sempre tive curiosidade em saber que tipo de música o prof alex curtia...Bom para nós adolescentes que somos acostumados a ouvir sertanejo universitário,e algumas bandas coloridas,é bem diferente...
    Mais é MASSA :D

    ResponderExcluir