sexta-feira, 29 de julho de 2011

Consciência Artificial - O Próximo Passo da Informática


Pesquisadores da University College London, em Londres, ensinaram um computador a jogar Civilization, a partir do manual de instruções.

O game de estratégia não foi dominado pelo "computador inteligente", mas foi aprendido de forma eficiente. A taxa de vitórias da máquina aumentou de 46% para 79% em pouco tempo. Mas como isto foi possível?

A coisa começou do zero e logo foi evoluindo bem a partir de uma programação realizada pelos pesquisadores. O computador simplesmente pesquisava termos sobre a jogabilidade no manual de instruções e ligava com ações dentro do jogo a partir de algoritmos específicos.

Inicialmente, os atos do computador dentro do jogo foram completamente aleatórios, mas logo as coisas começaram a fazer sentido, quando as palavras apareciam na tela e eram utilizadas a partir de instruções.

Mas há algo curioso nessa história. Se você parar pra pensar: o computador venceu partidas contra... o computador? TIME PARADOX.

Comece a contar os dias para o fim do mundo, HAL-9000, John Connor, Cylons, entre outros.


Falando sério, é um passo grandioso para a informática. É o primeiro registro da inteligência artificial de uma máquina realizando uma ação totalmente autônoma, sem scripts, sem programação; o computador de fato aprendeu de maneira "consciente". Ainda a passos lentos, a inteligência artificial um dia poderá ser tão comum na vida das pessoas que não nos surpreenderemos se ao chegar em casa diremos boa noite ao computador da casa e ele nos responda de maneira consciente, conversando. Poderemos pedi-lo para acender as luzes, ligar o som e programar o horário de um programa na TV. O computador de fato terá o controle da casa. No setor automobilístico temos atualmente carros que se guiam sozinhos por meio de GPS e trilhas eletromagnéticas, mas logo o computador de bordo será consciente, inclusive fazendo sugestões ao motorista.
Esse é o futuro, minha gente.
Agora John Connor terá que voltar do futuro para nos salvar logo logo. uhauhauhauha.

Um comentário:

  1. Nossa, no futuro os computadores vão se comportar como verdadeiros membros da familia.

    ResponderExcluir