terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Ivete Sangalo, amante do cinema?





Ontem assisti parte da entrevista da cantora de axé no Jornal Hoje da rede Globo e fiquei estarrecido com a seguinte declaraação: "Adoro cinema, sou apaixonada por cinema, mas odeio ler, não consigo me concentrar". Isso me fez levantar sérias afirmações.

Hoje é muito fácil se dizer amante do cinema. Assiste-se meia dúzia de filmes pipocas pelo DVD (quase todos repletos de barulho, efeitos especiais, dramas pastelões ou piadas de mal gosto), decora-se o nome de 2 ou 3 diretores e pronto! Está aí uma pessoa admiradora da sétima arte.

Cabe aqui esclarecer que amantes de filmes existem muitos, amantes de cinema são poucos. Os primeiros são aqueles que encaram cinema como entretenimento quase que integralmente. São aquelas que assistem casualmente a um bom número de filmes, mas filmes de circuito comercial ou recentemente em evidência. O outro grupo não apenas assiste a flmes, mas discute, estuda, analisa, tem um olhar analítico para o cinema tal qual o curador de um museu tem para as telas. O amante do cinema adora filmes pipoca (para entretenimento quase que totalmente), mas prefere as preciosidades que se enquadram como arte. Comove-se com um filme de Steven Spilberg (talvez o diretor mais pop), mas também se rende aos planos-sequencia de Ingmar Bergman ou Werner Herzog.

Não faço julgamentos de valor tanto ao apreciador de filmes quanto o de cinema. O que tento deixar claro é que para ser realmente conhecedor de cinema é preciso que o apreciador esteja comumente em contato com outra atividade, a leitura. Filmes são uma linguagem artística que se vale de outras linguagens, entre elas a literária. E comumente, aqueles que apreciam cinema obviamente têm a leitura como uma atividade saudável, intelectual e prazerosa. Leitura é pré-requisito sim para se conhecer melhor o cinema. Dessa forma, Ivete Sangalo não apenas transmite uma péssima imagem aos jovens de que o caminho para o sucesso não necessariamente envolve o esforço intelectual, como também equivocadamente se enche de orgulho ao dizer que adora uma atividade que obviamente desconhece. O cinema de verdade talvez seja um mundo obscuro para a cantora, que prefere apenas produções fáceis que anestesiam o cérebro.

De uma coisa não podemos duvidar: a cantora tem muita coragem. Coragem de admitir em público sua bossalidade frente ao intelecto. Admitir que não gosta de ler em rede nacional é demais.

Um comentário:

  1. Alex, concordo com vc na crítica feita à Ivete Sangalo, uma "pseudo-cinéfila" que não tem sensibilidade pra enxergar o quão entrelaçadas são a literatura e a sétima arte. Fazer música, ou melhor, interpretar uma música requer um desenvolvimento literato muito grande, coisa que a baiana mostrou ter pouco.
    O seu comentário demonstra uma cultura cinéfila profunda.
    O seu blog é explêndido. Precisamos de críticas fundamentadas e de críticos com conhecimentos de causa.

    Continue a nos mostrar o lado "b" dos filmes.

    Um abraço.
    Euripedes.

    ResponderExcluir