terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Rede Globo - Inimiga do Oscar









Sou incondicionalmente fã da sétima arte e acompanho a premiação do Oscar desde 1991, quando tinha 10 anos, e ainda lembro, embora muuuuuuuuuito vagamente, de comentários sobre o filme premiado, Dança com Lobos. De como o filme tinha baixo orçamento, foi falado pela língua original dos sioux e etc.
Hoje, crescido, não vejo o Acadamy Awards (nome orgininal da entrega do Oscar) como uma celebração à arte, como via de forma romântica no passado; mas ainda é muito divertido e interessante assistir à "festa" da academia.

Mas chega de nostalgia e divagações sobre a importância do evento. O fato é que em muitos anos assisti à premiação pela Rede Globo de televisão. E sim, fui testemunha de horrores como os comentários infundados e rançosos de Arnaldo Jabor (que se acha grande cineasta) e da falta de experiência e comentários esdrrúxulos de José Wilker. Pior do que isso, fiquei várias vezes vermelho de raiva quando domingo à noite a Globo se gabava ao transmitir a entrega da estatueta, mas a transmissão só começara de fato depois do Fantástico, Big Brother e o que mais havia na programação. Assim, quando a emissora transmitia a apresentação, lá vinha a jornalista dizer que já havia sido entregue 3 ou 4 prêmios.

Dei graças a Deus todas as vezes em que a apresentação passou para as mãos do SBT. Ao menos a emissora do Baú transmitia no horário e sem cortes, e ainda tínhamos como comentarista Rubens Ewald Filho, que se não era perfeito (ainda dói na gargante ele ter falado que Chicago deveria ganhar o Oscar porque há muito tempo um musical não ganha)ao menos era melhor que os outros citados. Há muito a Globo tenta ganhar de volta os direitos de transmissão do evento, e em 2009 ela volta a transmitir. Ou quase, ela têm os direitos, mas não vai transmitir.

Como é isso? É isso mesmo que você leu. A rede Globo conseguiu os direitos de transmissão do Oscar, mas a premiação será no próximo domingo, dia 22. Neste domingo será carnaval, e a emissora vai transmitir o desfile das escolas de samba do Rio de Janeiro. E o Oscar? Bem, a premiação do Academy Awards vai ficar para trás. Uma vez ou outra a Globo vai passar informações da entrega, mas transmiti-la, isso não.

Agora vejam o quanto os responsáveis por essa emissora são verdadeiros canalhas. Obviamente eles já sabiam da data de entrega do prêmio e a coincidência com o carnaval. O mais sensato seria que cedessem a transmissão a outra emissora, por meio de um acordo com os anunciantes, ou simplesmente cedesse os direitos por ÉTICA E RESPONSABILIDADE COM O PÚBLICO BRASILEIRO, como tanto destacam em seus informes. Mas não, a Globo prefere manter os direitos sobre os Academy Awards e se dá ao direito de engavetar a transmissão. Não estou aqui defendendo que a entrega do Oscar seja melhor que o carnaval. O fato é que há pessoas que gostam de assistir os desfiles e outras que, apaixonadas pelo cinema, esperam a muito pelo evento nos EUA. Sabendo-se que é a única emissora de canal aberto que poderia transmitir a entrega da estatueta, mas não vai fazê-lo devido seus interesses com os patrocinadores (anunciantes de cerveja principalmente) que pagam mais, não há interesse algum aqui com o telespectador. Assim, ela não vai transmitir o Oscar e quem tem canal aberto que se contente em não ver a entrega em canal nenhum. É ou não é de ficar p da vida com uma coisa dessas. 300 polegares para baixo para essa emissora do cão.

A solução? hum! Ainda há a transmissao pela TV por assinatura. Mas não são todos que possuem tv paga, e a melhor das alternativas é assistir pelo canal TNT. Seguindo o mote da Rede Globo, é melhor que os amantes do cinema passem a gostar de muito batuque e mulheres seminuas, pois ano que vêm, se depender dela, o Oscar pode mais uma vez ser ofuscado pela cretinice das organizações Roberto Marinho.

Para aqueles que nunca acompanharam a festa, fica a dica de que é um evento interessantíssimo. Talvez não seja possível torcer por algum indicado, uma vez que os melhores filmes acabaram de chegar ao circuito nacional, e obviamente não chegaram aqui em Formosa. Mas é um ótimo evento para contemplar, mesmo de forma nostálgica, o cinema internacional.


Bom Oscar para alguns e guerra à Rede Globo.

2 comentários:

  1. Poxaa... quando eu resolvo assistir ao Oscar, me aparece uma notícia dessas :/ Se bem que vindo de emissora de tv eu não duvido de nada ! Não curto televisão e um dos motivos é que eles não vão pela maioria, eles vão pelo que elees pensam e pelo lucro que vão ter... É uma pena, por mais que carnaval seja cultural e blá blá blá, ninguém merece ficar vendo quase o feriado inteeeiro um desfile onde são gastos milhões de reais sem nenhum objetivo válido ! :*

    ResponderExcluir
  2. É verdade, algumas vezes eu assisti ao Oscar pela Globo e confesso que até eu que sou uma leiga quando se trata de cinema percebi a total falta de interesse por parte da emissora e os comentários ridículos de José Wilker e sem contar que esse evento sempre passa muito tarde depois de mais programas ridículos da Globo que tem somente a intenção de prender e alienar mais ainda o telespectador!
    É absurdo deixar de passar a cerimônia de premiação por causa de desfiles de carnaval onde a única coisa que podemos ver são pessoas pulando pra cima e pra baixo no mínimo seminuas, e, se alguém souber tirar um proveito construtivo dessa situação, por favor, me avise!!
    Situação deplorável essa, é até de se envergonhar com isso :/
    O jeito é engolir a seco esta situação, e para alguns (que tem TV por assinatura,que não é o meu caso, infelizmente) curtirem a celebração do Oscar sem se preocupar pelo menos por um instante sobre esta influência enorme e falta de respeito que a Rede Globo possui!
    bjos :*

    ResponderExcluir